HISTÓRIA
Encravado no coração do parque nacional da Tijuca, o Cristo Redentor está elevado a 710 metros de altura e é considerado um lugar de peregrinação para fiéis e milhares de turistas que a cada ano chegam para ver a estátua. Apesar de haver uma estrutura interna para a subida pela estátua, normalmente ela não é autorizada.
Sua construção foi uma iniciativa da Igreja Católica para comemorar em 1922 o centenário da Independência do Brasil, mas só foi inaugurada nove anos depois, e em 2007 foi escolhida como uma das sete maravilhas do mundo.
Sua estrutura é um desafio à engenharia. Heitor da Silva foi o encarregado do projeto do Cristo, modificado posteriormente para que o monumento, declarado em 2009 Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil, pudesse ser visto de quase qualquer canto da cidade.
A obra para levantar o monumento de mil toneladas foi qualificada como "homérica" pelas duras condições de construção. Sobre uma base quase sem espaço para o andaime e numa cúpula onde sopram fortes ventos, só se podia chegar por trilhas feitas em cima de mulas.
A estátua recebe anualmente cerca de 700 mil pessoas, que sobem a bordo do trem do Corcovado, que parte do bairro do Cosme Velho e passa por uma centenária via ferroviária.
Uma extensa lista de personagens, entre papas, monarcas, políticos, cientistas e artistas viajaram no bonde do Corcovado, inaugurado em 1884 por dom Pedro 2º.
O cardeal Eugenio Pacelli, secretário de Estado do Vaticano e futuro papa Pio 12 foi, em 1934, um dos primeiros personagens ilustres que chegou ao Cristo no famoso trem, que em outras ocasiões levou o papa João Paulo 2º, Albert Einstein, o ex-presidente Getúlio Vargas, o rei Alberto da Bélgica e a princesa Diana.
O monumento, parada obrigatória para os artistas que vem para o Rio de Janeiro, recebeu em março a visita do presidente americano, Barack Obama, que, por motivos de segurança, foi em seu carro oficial.
EDITOR: VANDERLAN NADER (notorious magazine)EMAIL: vnader31@gmail.com
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