quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ROBERTO CARLOS: O CENÁRIO FEZ PARTE DO GRANDE ESPETÁCULO EM JERUSALÉM.

EDITOR: VANDERLAN NADER (notorious magazine) EMAIL: vnader31@gmail.com

Roberto Carlos dança  em show em Jerusalém

Cantor se apresentou na cidade israelense nesta quarta-feira (7).
Descontraído, Rei cantou música 'Jerusalém de ouro' em hebraico.

Surpresas marcaram o show de Roberto Carlos em Jerusalém, Israel, na noite nesta quarta-feira (7). O cantor, que se apresentou na Terra Santa pela primeira vez na carreira, dançou com a jornalista Glória Maria durante a canção "Unforgettable".
"É um privilégio poder dançar com a Glorinha. Afinal, nunca fiz isso, né?", justificou o Rei, pouco depois do fim da canção.
Depois, arriscou-se ao cantar "Jerusalém de ouro" em hebraico, acompanhado de um coro de crianças, um dos momentos de maior destaque do espetáculo: "Foi um atrevimento muito grande ter cantado esta música", explicou-se novamente o cantor, aplaudido de pé pelo anfiteatro Sultan's Pool quase lotado.
Desde que desembarcou em Israel, na último dia 31, Roberto demonstrara certa insegurança quanto à inclusão da música no repertório do show. Em entrevista coletiva realizada semana passada, o Rei justificou a dúvida por conta da difícil pronúncia do idioma: "Não quero ficar olhando para o teleprompter o tempo todo", disse, na ocasião.
Roberto Carlos canta e toca violão em 'Detalhes': música teve versos cantados em português, inglês, espanhol e italiano (Foto: Henrique Porto/G1)Roberto Carlos canta e toca violão em 'Detalhes': música teve versos cantados em português, inglês, espanhol e italiano (Foto: Henrique Porto/G1)
O show teve início por volta das 20h40, horário local, com um vídeo narrado por Roberto Carlos e com imagens de Jerusalém exibido nos dois telões verticais posicionados nas laterais do palco. Em seguida, também no telão, foi a vez de um pronunciamento do prefeito da cidade, Nir Barkat.
"Hoje a cidade de Jerusalém e seus cidadãos saúdam o Brasil no dia de sua independência", declarou Barkat, referindo-se ao 7 de Setembro brasileiro.
(Veja ao lado o vídeo com um trecho de "Jerusalém de ouro", cantado em hebraico, por Roberto Carlos)
Logo depois, a mestre de cerimônias da noite, a jornalista Glória Maria, apareceu no palco para dar as boas-vindas ao Rei e apresentar o show. Muito emocionada, quase não conseguiu chamar o cantor, que surgiu no fundo do palco, todo de branco, jogando beijos para a plateia. Após o tradicional cumprimento "Como é bom rever vocês", atacou de "Emoções".
"Gostaria de falar muitas outras coisas neste momento, mas acho melhor dizer cantando, que é o que sei fazer", comentou o músico, cercado por um gigantesco cenário hollywoodyano que reproduzia pontos turísticos religiosos da Cidade Velha de Jerusalém, como o Muro das Lamentações, a Igreja do Santo Sepulcro e a Mesquita de Al-Aksa.
A partir de então, o cantor desfilou sucessos das várias fases da carreira, como "Mulher pequena", "Além do horizonte" e "Lady Laura", entre outras, nos tradicionais arranjos de seu inseparável maestro, Eduardo Lages.
Cenário gigantesco repriduziu pontos turísticos religiosos da cidade de Jerusalém, como a Igreja do Santo Sepulcro (Foto: Henrique Porto/G1)Cenário gigantesco repriduziu pontos turísticos religiosos da cidade de Jerusalém, como a Igreja do Santo Sepulcro (Foto: Henrique Porto/G1)
Mas "atrevimento" parece ser mesmo a palavra mais adequada para descrever o show de Roberto Carlos na cidade sagrada. Além do hebraico, cantou ainda em inglês, espanhol e italiano (só em "Detalhes" passeou pelas três línguas, mais o português). Na italiana "Caruso", comentou a própria ousadia ao reconhecer que a canção não se encaixa nos seus padrões vocais. E, mais uma vez, utilizou a palavra de ordem da noite.
"Sempre amei essa canção, mas nunca tive o atrevimento de cantá-la. Mesmo assim, decidi fazê-la do meu jeitinho", disse Roberto, arrancando risos e aplausos do público. "Esta música é mais adequada ao (Luciano) Pavarotti, Zezé Di Camargo e Lucio Dalla", acescentou o Rei, citando alguns dos cantores que já a gravaram.
"Eu sei que vou te amar" e "Ave Maria" (esta em italiano) também foram pontos altos do repertório, que incluiria ainda uma singela homenagem ao Brasil, com "Aquarela do Brasil", composta pelo mineiro Ary Barroso.
Roberto Carlos distribui as tradicionais rosas ao fim do show realizado no Sultan's Pool, em Jerusalém. TV Globo exibe especial com trechos da apresentação no próximo sábado (10) (Foto: Henrique Porto/G1)Roberto Carlos distribui as tradicionais rosas ao fim do show realizado no Sultan's Pool, em Jerusalém. TV Globo exibe especial com trechos da apresentação no próximo sábado (10) (Foto: Henrique Porto/G1)
"Hoje é 7 de Setembro, mas a independência não está só nas cores da nossa bandeira. Está em todas as cores", disse o cantor, em mais uma citação ao Dia da Independência.
No fim do show, um retorno à tradição com o apoteótico encerramento com "Jesus Cristo" e a farta distribuição de rosas. A apresentação, que será exibida pela TV Globo no próximo sábado (10) e também vai virar DVD, estava completa.
Veja o repertório completo do show histórico de Roberto Carlos em Jerusalém:
"Emoções"
"Além do horizonte"
"Como vai você"
"Como é grande o meu amor por você"
"Detalhes"
"Outra vez"
"Eu sei que vou te amar"
"Mulher pequena"
"Ave Maria"
"Lady Laura"
"Olha"
"Proposta"
"Falando sério"
"Desabafo"
"Unforgettable"
"Eu quero apenas"
"O portão"
"Eu te amo, te amo, te amo"
"Caruso"
"A montanha"
"Aquarela do Brasil"
"Jerusalém de ouro"
"É preciso saber viver"
"Jesus Cristo"

Nenhum comentário: