quarta-feira, 1 de junho de 2011

MARILYN MONROE: O SÍMBOLO DO GLAMOUR DE HOLLYWOOD






Alçada ao posto de lenda da história do cinema, Marilyn Monroe (1926-1962) completaria hoje 85 anos. A atriz norte-americana marcou época principalmente entre as década de 1950 e 1960 ao se tornar símbolo do glamour de Hollywood e firmar sua posição como exemplo de sensualidade em todo o mundo.

"O caso dela é específico pois ela esteve no fundo do poço e chegou ao topo", diz o professor Maximo Barros, do curso  de Pós-Graduação de Cinema da Faap. "Assisti aos seus filmes no cinema e ela transmitia um brilho diferente de tudo o que havia na indústria."

A carreira de Marilyn foi marcada por papéis que são considerados exemplos do estereótipo da ‘loira burra'. Entre suas inesquecíveis participações nas telas estão clássicos como 'Os Homens Preferem as Loiras' (1953), 'O Mundo da Fantasia' (1954), 'O Pecado Mora ao Lado' (1955) e 'Quanto Mais Quente Melhor' (1959).

Segundo Barros, apesar da importância da estrela como ícone da sétima arte, o atual público pouco conhece sua obra. "Hoje, Marilyn se tornou um mito, mas não tem o impacto de antes. Há muita gente que fala sobre ela sem jamais ter visto um de seus filmes."

Nenhum comentário: