quarta-feira, 23 de março de 2011

REMEMBER LIZ TAYLOR: MORRE A ESTRELA DE 'OLHOS VIOLETA'.





Coleção de joias de Liz Taylor era tão vibrante quanto seus 'olhos violeta'

Acervo da atriz incluía diamantes e pérolas de rainhas arrematados em leilões.
Ex-marido dizia que 'a única palavra em italiano que Liz conhece é Bulgari'.


Elizabeth Taylor (Foto: AFP)Elizabeth Taylor: joias ajudavam a realçar os olhos
inigualáveis da musa. (Foto: AFP)
Marylin Monroe disse certa vez que “os diamantes são os melhores amigos de uma garota”. E quem mais aprofundou essa amizade foi Elizabeth Taylor - que morreu nesta quarta-feira (23), aos 79 anos.
Tão vibrante quanto o olhar violeta era a sua coleção de joias, que só fez aumentar ao longo de oito casamentos. Só de Richard Burton (1925-1984) – o grande amor com quem se casou duas vezes – Taylor ganhou duas de suas mais cobiçadas peças: o "diamante Krupp" e a pérola “La Peregrina”.
O primeiro, um anel de 33 quilates, pertencia a Vera Krupp, descendente de uma célebre família de industriais alemães do século 19. Já a pérola em formato de pêra foi um presente do príncipe espanhol Filipe II à futura rainha inglesa Maria Tudor no século 16. Ambas foram adquiridas por Burton em leilões.
Outra joia famosa da atriz foi o diamante em formato de coração descoberto no século 16, que pertenceu a uma das esposas do imperador indiano Shah-Jahan. Mais um presente de Burton à diva.
Elizabeth Taylor (Foto: AP/Reuters)Elizabeth Taylor justificava sua paixão pelas joias com a frase 'grandes garotas precisam de grandes diamantes'. (Foto: AP/Reuters)
O astro sabia da paixão de Taylor pelo brilho das joias e certa vez brincou com o fato. “A única palavra em italiano que Liz conhece é Bulgari”, ironizou Burton, se referindo à famosa joalheria italiana. A grife, inclusive, dedicou uma ala especial com fotos da atriz na exposição comemorativa dos 125 anos da marca, no Grand Palais de Paris, em dezembro passado.
My love affair with jewelry  (Foto: Reprodução)Em livro de memórias, atriz relacionou joias a fases
importantes de sua vida. (Foto: Reprodução)
Taylor justificava seu apreço dizendo que “grandes garotas precisam de grandes diamantes”. E em relação às peças históricas arrematadas em leilões, se auto-intitulava “guardiã”.
“Sei que após minha morte minhas joias poderão ir a leilão, como aconteceu com a coleção da duquesa de Windsor. Talvez se espalhem pelos quatro cantos do mundo. Espero que quem as compre ame e cuide de cada peça como eu fiz. A verdade é que as joias têm donos provisórios, somos apenas seus guardiões.”
Em 2002, a atriz revelou parte de seu acervo – que incluia peças das marcas Cartier, Chopard e Tiffany – no livro “My love affair with jewelry” (meu caso de amor com as joias).
O lançamento da publicação – na qual Taylor escreveu suas memórias a partir de anéis, colares, brincos e broches – foi acompanhado de uma exposição de 30 peças de sua coleção.
Elizabeth Taylor (Foto: AP/Reuters/AFP)Pérolas diamantes e até uma coroa de brilhantes faziam parte do acervo de Liz Taylor. (Foto: AP/Reuters/AFP)
Na abertura da mostra, a atriz leiloou um de seus anéis de noivado no valor de US$ 80 mil. A quantia foi doada para pesquisas para a cura do HIV.
Essa paixão pelas joias, segundo a diva, não nasceu aos olhos de Hollywood. Nasceu com Taylor. “Mamãe dizia que demorei oito dias para abrir os olhos após meu nascimento. E a primeira imagem que vi foi a de seu anel de noivado”.
Elizabeth Taylor (Foto: Reuters/AFP)Em todas as fases de sua vida os fãs nunca a viram aparecer sem uma joia imponente. (
EDITOR: VANDERLAN NADER (notorious magazine)EMAIL: vnader31@gmail.com
Posted by Picasa

Nenhum comentário: